BookWyrm Portugal

Leitura e Análise Social

Decentralized

Friendly

Anti-Corporate

BookWyrm logo

Bem-vindo(a) ao BookWyrm Portugal!

BookWyrm.pt faz parte da rede BookWyrm - uma plataforma como GoodReads mas livre de anúncios, federada, de código aberto e sem fins lucrativos.

Acompanha e analisa a tua leitura, fala com os teus amigos sobre os bons livros que todos têm lido, e interage com novos utilizadores de diferentes domínios BookWyrm e de outras plataformas ActivityPub como Mastodon ou Pleroma. Este domínio é gerido pela administração dos servicosradicais.tech.

Code of Conduct

Este documento é CC-BY-SA. Este foi atualizado pela última vez em 29 de Dezembro 2021.

Comportamentos inadmissíveis

Contas que se enquadrem nos seguintes padrões de comportamento serão suspensas sem recurso:

Publicação de conteúdo ilegal, ou sem definição legal concreta (encontrando-se o servidor hospedado em Portugal, seguiremos as suas respectivas leis como base para o código de conduta do website), como:

  1. Pornografia infantil. 1
  2. Conteúdo que fetichize menores de idade (e.x. lolicon, shotacon). 1
  3. Discurso que incentive práticas nocivas contra o bem-estar físico ou mental, como distúrbios alimentares (pró-ana, pró-mia), automutilação (pro-cutting) e suicídio.
  4. Difamação de uma pessoa ou grupo de pessoas ou ameaças aos mesmos devido à sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo, orientação sexual ou identidade de género. 2

A moderação apenas será exercida para proteger os membros e a comunidade. Caso se verifique que os conteúdos publicados possam comprometer os mesmos, estes poderão ser removidos. Conteúdos de cariz humorístico, caricaturístico, entre outros conteúdos artísticos, não serão afetados. Para além disto, também não iremos tomar ação em disputas que possam ser resolvidas com um simples bloqueio pessoal.

Ameaça de publicação ou publicação de conteúdo privado, como:

  1. Informações pessoais identificáveis (prática conhecida como “doxing”).
  2. Conversas privadas, como mensagens privadas ou diretas, sem o consentimento da outra parte.

Falsidade ideológica, como:

  1. Criar contas para se fazer passar por celebridades ou marcas. Contas paródicas ou contas de fãs deverão estar explicitamente sinalizadas.

Código de Etiqueta

O BookWyrm possui uma funcionalidade chamada: aviso de conteúdo (em inglês content warning ou CW). Para mais informações sobre o seu uso, veja este post.
O uso do aviso de conteúdo não é obrigatório, mas pede-se que seja utilizado em publicações de:

  1. Assuntos traumáticos (como abuso, violação ou violência).
  2. Enredo de livros (como “Spoilers de O Diário de um Banana - Livro 1”).

Inatividade

Contas inativas por mais de um ano ficam sujeitas a serem removidas da plataforma. Enviaremos um aviso alguns dias antes, dando a possibilidade de que a pessoa possa manter a conta.

Outros

A WebTejo - Soluções Web não possui nenhuma filiação com o BookWyrm Portugal, nem deve ser tomada em consideração sobre qualquer um dos conteúdos publicados no domínio.